MariAntonia em casa

MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!

Semana de 3 a 7 de agosto de 2020

Semana de 27 a 31 de julho de 2020 

Semana de 20 a 24 de julho de 2020

Semana de 13 a 17 de julho de 2020

Semana de 6 a 10 de julho de 2020

Semana de 29 de junho a 3 de julho de 2020

Semana de 22 a 26 de junho de 2020

Semana de 15 a 19 de junho de 2020

Semana de 8 a 12 de junho de 2020

Semana de 1 a 5 de junho de 2020

Semana de 25 a 29 de maio de 2020

Semana de 18 a 22 de maio de 2020

Semana de 11 a 15 de maio de 2020

Semana de 4 a 8 de maio de 2020

Semana de 27 de abril a 1 de maio de 2020

Semana de 20 a 24 de abril de 2020

Semana de 13 a 17 de abril de 2020

Semana de 6 a 10 de abril de 2020

Semana de 30 de março a 3 de abril de 2020

Semana de 23 a 27 de março de 2020

 

 

Semana de 3 a 7 de agosto de 2020

Politizar as tecnologias, com Gustavo Gus

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Politizar as tecnologias”, com encontros mensais gratuitos, que abordam tecnologia, política e uso social da informação.

Em 2019, convidamos o integrante da equipe do Tor Project, Gustavo Gus, que também aplica treinamentos e é organizador do evento CryptoRave. Ele falou sobre o tema “Tor Project e o futuro da vigilância na Internet“.

Boa palestra!

#mariantoniausp #politizarastecnologias #tecnologia #internet #torproject

https://youtu.be/aQdJesuw2N8


“O que você está lendo agora?” – Juliano Moraes lê trecho de “Angela Davis – uma autobiografia”

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

O funcionário do Centro Universitário Maria Antonida da USP, Juliano Moraes, escolheu um trecho do livro “Angela Davis – uma autobiografia”, para ler um trecho para os internautas.

Mande também o seu vídeo de leitura para imprensama@usp.br!

https://youtu.be/HvatfbU4Xyg


Familismo: como afeta a saúde, os relacionamentos e o bem-estar?

A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Deusivânia Falcão, colocou à disposição do Centro Universitário Maria Antonia materiais com reflexões sobre a pandemia e outros assuntos que nos ajudam a melhorar nossa saúde mental.

Neste vídeo, a professora fala sobre o tema “Familismo: como afeta a saúde, os relacionamentos e o bem-estar?

A família é um elemento central nas culturas hispânicas e latino-americanas. O termo familismo destaca a importância do valor cultural da família para as populações latino-americanas. Pesquisas que examinaram a influência do familismo no bem-estar psicológico indicaram resultados inconsistentes. Por exemplo, o familismo, foi descrito como um fator de risco e um fator de proteção ao bem-estar dos membros familiares. Assista ao vídeo e reflita sobre as variáveis que interferem nessas relações.

Confira as referências do vídeo da professora Deusivânia Falcão no seu canal https://www.youtube.com/watch?v=os7eHb34rFw&t=2s

https://youtu.be/Fd1zNzKPMfs


Filme – “Eleitas – mulheres na política” – episódio 1 – Paridade 

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia faz indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Nesta semana, indicamos o primeiro episódio da série “Eleitas – mulheres na política” (17 minutos), com o título “Paridade”, uma realização do Instituto Update, Maria Farinha Filmes, Spray Content e Quebrando o Tabu.

Ao longo de três episódios a produção aborda temas como violência política de gênero e paridade em cargos públicos na realidade latino-americana, apresentando à audiência os desafios e transformações da presença de mulheres na ocupação de espaços de poder.

Neste primeiro episódio, acompanhamos a cientista social Beatriz Pedreira que visita o México, país que conseguiu alcançar a chamada paridade de gênero, além de outros países latino-americanos, cujas mulheres usam a criatividade para contornar a falta de diversidade na política.

Para se ter uma ideia, as mulheres são a maioria da população no Brasil, mas só ocupam 15% do Congresso. E o que aconteceria se o poder fosse dividido meio a meio entre homens e mulheres?

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #política #mulheres #mulheresnapolítica #cinema #documentário #eleitas #paridadedegênero

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-em-eleitas01/player?special_id=60231