Mostra reúne filmes de coletivo de cinema de invenção

Mostra reúne filmes de coletivo de cinema de invenção

O Centro MariAntonia da USP promove, entre os dias 16 e 30 de junho, a mostra O cinema na vida – Os filmes de Rewald & Ab’Sáber. Em parceria com o Teatro da USP, a mostra acontece às sextas-feiras, das 18 às 21 horas, com a exibição de filmes, seguida de debates com convidados, com entrada gratuita.

Exibidos em sessões especiais em festivais como o de Brasília, Tiradentes e Rio de Janeiro, esta mostra exibirá pela primeira vez todos os filmes reunidos da dupla, incluindo a projeção do inédito Os Últimos Dias da Humanidade de 2023

O cineasta Rubens Rewald, também professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, explica que o coletivo definiu três critérios para a realização de seus filmes. O primeiro é trabalhar com o tempo da vida como tempo da produção. “Nosso primeiro longa-metragem documentário Esperando Telê foi produzido entre 1993 e 2010.” O segundo diz respeito a utilizar o que estiver ao alcance da mão para fazer filmes e o terceiro a realizar o filme possível e não o sonhado.

Após a exibição dos filmes, haverá debate com o professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Laymert Garcia dos Santos, o roteirista, crítico de cinema e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leandro Saraiva e o cineasta Raul Arthuso.

Programação 

Sextas-feiras às 18 horas

16 de junho

Esperando Telê (2010, 96`

Roteiro e Direção – Rewald & Ab’Sáber / Montagem – Gustavo Aranda / Produção – Jorge Grinspum

Sinopse: 

O filme se apropria da mídia para olhar a cidade, a cultura, o futebol, nós mesmos e Telê Santana, nosso mestre, figura que marca a transição entre o futebol arte e o futebol industrial.

23 de junho

Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa (2017, 76´) 

Roteiro, direção e montagem – Rewald & Ab’Sáber e Gustavo Aranda

Documentário sobre a ascensão da extrema direita brasileira nas redes de internet. 

Sinopse: 

“O estado de exceção e a inimizade se converteram na base normativa do direito de matar. Nessas situações, o poder (que não é necessariamente um poder estatal) faz referência contínua e invoca a exceção, a urgência e uma versão ficcionalizada do inimigo” – Achille Mbembe

A extrema-direita fala…

30 de junho

Democracia e Amor (2022, 81´) 

Roteiro e direção – Rewald & Ab’Sáber / Montagem – Nara Dip & Gustavo Aranda

Durante os anos da pandemia, o coletivo  realizou uma série de sete filmes baseados em postagens no Facebook de pessoas isoladas em casa.

Sinopse: 

Brasil, seus afetos e artefatos, seus caminhos, desvios e buracos. Sete filmes pandêmicos, vindos das redes, entre todos os vírus.

Os Últimos Dias da Humanidade (2023, 24´) 

Direção – Rewald & Ab´Sáber / Montagem – Gustavo Aranda

Sinopse: 

A ficção, o mundo e a cena

Rewald & Ab´Sáber 

É um coletivo de cinema de invenção e político contemporâneo, formado pelo psicanalista Tales Ab’Sáber e pelo cineasta Rubens Rewald. 

Serviço

Mostra “O cinema na vida – Os filmes de Rewald & Ab’Sáber”

Onde |  Centro MariAntonia – edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichembach

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 16 a 30 de junho, sextas-feiras, às 18 horas

Classificação | Livre

Lotação | 64 lugares

Quanto | Grátis 

Informações | (11) 3123-5202