Seminário “Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem”

O Centro Universitário Maria Antonia sedia o seminário “Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem”, no dia 31 de outubro, das 9 às 18 horas. O evento aberto e gratuito ocorrerá em duas quintas-feiras: no dia 24 de outubro, na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC), e no MariAntonia no dia 31 de outubro.

O seminário pretende apresentar práticas e reflexões que colaborem com a implementação adequada dos territórios de interesse da cultura e da paisagem (TICPs) – seus limites, potenciais e desafios – oriundas dos campos da educação, da cultura e do meio ambiente. Além disso, haverá reflexões específicas a respeito da implementação do instrumento nos territórios já definidos pelo Plano Diretor: Jaraguá–Perus e Paulista–Luz.

O que são os TICPs?

O atual Plano Diretor do Município de São Paulo prevê a implementação de um instrumento urbanístico chamado “Território de interesse da cultura e da paisagem” (TICP). Os TICPs preveem a articulação de pautas relacionadas à educação, cultura e meio-ambiente, entre outras, no planejamento local de determinadas regiões da cidade, reconhecendo as práticas culturais e seus agentes aí localizados, bem como características peculiares de paisagem e ambiente. De especial interesse ao campo do patrimônio cultural, os TICPs potencializam um entendimento do território que pode virtualmente superar, por exemplo, fronteiras entre o patrimônio material e imaterial e entre os bens culturais e seus detentores e habitantes.

O seminário está articulado às atividades da disciplina de pós-graduação AUP5923 (igualmente intitulada Territórios de interesse da cultura e da paisagem), ministrada pelo professor Euler Sandeville Jr. no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP.

Inscrições
Não há necessidade de inscrição prévia para assistir aos debates, mas é desejável manifestar interesse em participar do seminário no formulário: https://forms.gle/gqWLXm22nNb6X6ra7. Em função dos lugares limitados, serão priorizados os participantes que tenham feito essa inscrição prévia. O formulário fica disponível até o dia 21/10/2019.

Certificados de participação serão encaminhados ao endereço de e-mail cadastrado na inscrição.

24/10 – Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo)

Educação e cidade
9 às 12 horas
Abertura e mediação: Gabriel Fernandes
Relatoria: Marcos de Carvalho Nunes
Debatedores: Franciele Busico Lima, Samira Chahin, Elie Ghanem e Fernanda Liberali

Cultura e cidade
14  às 18 horas
Mediação: Eleilson Leite
Relatoria: Sheila Ferreira Costa Coelho
Debatedores:José Soró, Lilian Amaral, Mariana Kimie Nito e Marcos Felipe

31/10 – Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo)

Ambiente e cidade
9 às 12 horas
Mediação: Fabio Kinker Benzi
Relatoria: Regina Bortoto
Debatedores: Euler Sandeville Jr., Sueli Furlan, Mário Bortoto e Olga Maria Soares e Gross

Debatendo os territórios
14 às 17 horas
Mediação: Jorge Bassani
Relatoria: Gabriel Fernandes
Apresentação sobre os TICPs: Euler Sandeville Jr.
Debatedoras: Nadia Somekh e Paula Nishida

17h30 às 18 horas
Martha Marandino
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira