Sérgio Sister lança livro de desenhos produzidos na cadeia

Sérgio Sister lança livro de desenhos produzidos na cadeia

No dia 15 de junho, quinta-feira, às 19 horas, o Centro MariAntonia da USP promove o lançamento do livro Imagens de uma juventude pop:  Pinturas políticas e desenhos da cadeia, publicação dedicada ao artista brasileiro Sérgio Sister, em parceria com a Nara Roesler Livros. 

O evento ocorre dentro da programação paralela da mostra Imagem-Testemunho: experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar, exposição coletiva realizada em parceria com o Memorial da Resistência, e que inclui desenhos, pinturas, colagens e gravuras realizadas por 12 presos políticos durante os anos 70 em presídios de São Paulo, incluindo obras de Sérgio Sister, Sérgio Ferro, Alípio Freire, entre outros.

Imagens de uma juventude pop:  Pinturas políticas e desenhos da cadeia apresenta imagens dos trabalhos iniciais do artista, acompanhados de um texto de autoria do próprio artista, assim como ensaios de Luis Pérez-Oramas, Camila Bechelany e Tadeu Chiarelli, além de uma entrevista com o artista realizada pela jornalista Cynthia Garcia. Editada em 2019, a publicação foi lançada no mesmo ano em Nova York e, devido à pandemia, será lançada agora no Brasil. 

O livro reúne obras ainda pouco conhecidas de Sister, porém cruciais para a uma ampla compreensão da sua carreira artística não só no que se refere à sua prática, mas também destacando sua relevância na história recente do Brasil. Em 1965, Sérgio Sister começou a pintar em meio à crescente instabilidade política e repressão que eventualmente levariam ao regime de ditadura militar que perdurou no país de 1965 a 1985. 

Devido a sua atuação como jornalista e artista politicamente engajado, Sister foi encarcerado por cerca de um ano em 1970, período durante o qual o artista buscou em sua arte um modo de resistência e sobrevivência. As bases de sua carreira artística conjugadas com o tempo em que esteve preso, fizeram emergir um potente corpo de trabalho que retrata fragmentos de suas próprias experiências, muitas vezes inquietantes, além de revelar o início de sua investigação contínua com cores e composições. Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia, remonta a extraordinária trajetória de Sister ao mesmo tempo que relaciona seu trabalho passado e presente com os contextos sociais, políticos e culturais brasileiros.

Quem é Sérgio Sister

É jornalista e artista. Entre suas exposições individuais recentes, destacam-se: Pintura e vínculo, na Nara Roesler (2021), no Rio de Janeiro; Then and Now, na Nara Roesler (2019), em Nova York (EUA); Sérgio Sister: o sorriso da cor e outros engenhos, no Instituto Ling (2019), em Porto Alegre; Sérgio Sister, na Kupfer Gallery (2017), em Londres (Reino Unido); Sergio Sister: Malen Mit Raum, Schatten und Luft, na Galerie Lange + Pult (2016), em Zurique (Suíça); Expanded Fields, no Nymphe Projekte (2016), em Berlim (Alemanha). Participou das 9ª e 25ª edições da Bienal de São Paulo, Brasil (1967, 2002), bem como em inúmeras exposições coletivas.

Sobre Nara Roesler Livros

Nara Roesler Livros é a iniciativa editorial criada em 2011 da Galeria Nara Roesler. Tendo editado 21 publicações durante um período de nove anos, a Nara Roesler Livros/APC tem consistentemente levado seus livros a bibliotecas públicas, escolas e museus e está presente em livrarias por todo Brasil.

Serviço

Lançamento do livro Imagens de uma juventude pop:  Pinturas políticas e desenhos da cadeia de Sérgio Sister

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | 15 de junho às 19 horas
Quanto | Grátis