Participantes poderão conhecer, por meio de documentos e monumentos, como o Aleijadinho tornou-se mito nacional a partir de 1922
O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 8 de agosto o curso gratuito A construção do Aleijadinho: um projeto modernista. Ministrado pelo curador e crítico de arte Dalton Sala, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://encurtador.com.br/jv5TS até 31 de julho.
O curso se propõe a demonstrar, através de documentos e monumentos, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tornou-se um mito nacional a partir do Movimento Modernista de 1922.
Baseado em documentação e ilustração visual, o curso pretende apresentar ao aluno os textos historiográficos e a documentação relativa a estes textos, contextualizando a narrativa através de imagens das obras de arte e da paisagem onde os monumentos se inserem.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
8 de agosto
Introdução
15 de agosto
O ouro das Gerais
22 de agosto
2º Império e Identidade Nacional
29 de agosto
A Ideologia do Barroco Brasileiro
5 de setembro
Tradição e Modernismo
12 de setembro
O Brasil Barroco
O ministrante
Dalton Sala é crítico de arte, curador de exposições, fotógrafo documentarista, professor de História da Arte Brasileira, realizador de documentários e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Mestre em História da Arte (1989) e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA), tem pós-doutorado em Arte Rupestre pela Escola De Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (2022). Foi coordenador do Arquivo de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, onde organizou o acervo documental do historiador Robert Chester Smith; recebeu o Prêmio da IV Bienal Internacional de Arquitetura (melhor exposição) e o Prêmio Ciccillo Matarazzo (melhor curadoria) pela exposição resultante deste trabalho. Também dirigiu o Arquivo de Arte da Fundação Bienal de São Paulo e colaborou com instituições como o Museu de Arte Sacra de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Mil Flores da Embaixada do Brasil em Lisboa, Fundação Pierre Chalita em Maceió, Museu de Arte de São Paulo, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia, Fundação Nemirovsky, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Faculdade de Educação da USP, entre outros.
Serviço
Curso A construção do Aleijadinho: um projeto modernista
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 8 de agosto a 12 de setembro de 2025, sextas-feiras das 15 às 18 horas
Quanto | Gratuito
Vagas | 150 vagas presenciais com certificado
Inscrições | pelo sistema Apolo https://encurtador.com.br/jv5TS (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)