Carlos Fajardo lança livro “Dobra”

Carlos Fajardo lança livro “Dobra”

O Centro MariAntonia promove na sexta-feira, 5 de dezembro, a partir das 16h, o lançamento do livro Dobra de Carlos Fajardo, com uma mesa-redonda com o autor, com a artista multimídia Lucia Koch e com o docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Wallace Masuko. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.

Em Dobra, o artista visual Carlos Fajardo propõe um exercício de olhar: ele constrói um espaço de “dobra” – no sentido proposto por Jacques Derrida – em que cada imagem encobre e revela outra, permitindo que o leitor-espectador componha seu próprio percurso entre o visível e o invisível.

Quem são
O autor
Carlos Fajardo ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie em 1963. Em 1966, integrou o Grupo Rex, ao lado de Nelson Leirner, José Resende, Geraldo de Barros, Wesley Duke Lee e Frederico Nasser. Tomou parte na fundação da Escola Brasil, em 1970, a qual teve importante papel na formação de diversos artistas nos anos 70. Atualmente leciona no Departamento de Artes Plásticas, além de ser orientador da pós-graduação em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. O artista trabalha no campo da escultura e da instalação, por vezes numa reflexão do espaço público e da cidade, possuindo obras permanente em vários locais públicos, entre os quais: Universidade Federal de Londrina; Parque da Marinha de Porto Alegre; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Fundação Demócrito Rocha, Parque do Cocó, Fortaleza; Cidade de Laguna, Santa Catarina. Entre as coleções públicas que possuem seus trabalhos, estão: Museu de Arte Moderna de São Paulo; Itaú Cultural, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo.

Os convidados
Lucia Koch é artista multimídia, escultora, fotógrafa. Bacharel e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Poéticas Visuais pela USP. De 1992 a 1996 participou do projeto Arte Construtora, ocupando casas, parques e uma ilha em diferentes cidades brasileiras. Suas intervenções, habitualmente efêmeras, criam estados alterados dos lugares, com filtros, imagens, construções, supressões. Sua prática se expande em projetos coletivos e colaborações, sempre afetada pela experiência com a formação de artistas. De 2004 a 2006 trabalhou na criação do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), um espaço coletivo de arte na zona sul de São Paulo. Está entre os artistas fundadores do projeto ali:leste, coletivo que reúne artistas já estabelecidos e jovens artistas da zona leste de São Paulo. É docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Wallace Masuko é artista, doutor em Artes (2025), mestre em Artes Visuais (2012) e bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Multimídia e Intermídia (2003) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) da USP. Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi professor substituto no curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2016 e 2017. É membro do Grupo de Pesquisa artecolapso – crítica prática e teórica da visualidade. Estuda a obra de Marcel Duchamp a partir de seus escritos e de seus trabalhos gráficos, assim como a obra do artista colombiano Adolfo Bernal. É editor e designer da Editora Ébria, da Revista Rosa e da revista cabradapeste.org. Participante da rádio acúfeno e organizador da plataforma de agenciamento de artistas _ – o cometa.

Serviço

Lançamento do livro Dobra de Carlos Fajardo

Onde |  Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando De 5 de dezembro de 2025 a partir das 16h

Quanto | Grátis

Informações | (11) 2648-5202