Participantes poderão ler trechos de obras literárias e do pensamento social brasileiro a partir das figurações do sertão
O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 18 de agosto o curso gratuito Sertão, sertões: figurações e sentidos do Brasil e seus sujeitos. Ministrado pela pesquisadora e professora Joana Barros, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 16h às 19h. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://encurtador.com.br/7ebCk até 31 de julho.
O curso busca construir uma perspectiva analítica sobre a formação social brasileira a partir das figurações do “sertão”, tomado muitas e reiteradas vezes como o avesso, o inverso, o contraponto do Brasil.
Busca-se ainda colocar em discussão as diferentes formas de construção e nomeação da experiência e da vida social no “sertão” e na “cidade” em diálogo com a história e a formação brasileiras, a partir de diversos modos de expressão, linguagens e formas narrativas. Joana explica que o curso “pretende analisar as relações entre literatura, memória, narrativa e história, e suas implicações para a construção do pensamento social sobre a formação brasileira, especialmente aquela que formulou narrativas que tinha por matéria a vida social no/do sertão brasileiro”.
Para isso, a ministrante usará como fio condutor duas obras literárias fundamentais para a literatura brasileira: Os sertões, de Euclides da Cunha e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Além da leitura de trechos destas obras, serão utilizados textos do pensamento social brasileiro, textos historiográficos, contribuições da crítica literária e da teoria social.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
18 de agosto
Sertão-brasil: uma perspectiva analítica e os muitos sertões brasileiros
25 de agosto
Modernidade e violência: o sertão de Euclides da Cunha
1º de setembro
Conselheiro e conselheristas: a história do Brasil a contra-pelo
8 de setembro
Grande sertão, veredas do Brasil: o sertão de João Guimarães Rosa
15 de setembro
O sertão e a formulação de um projeto nacional
22 de setembro
Sertão-brasil: a crítica ao dualismo e a formação social brasileira
O ministrante
Joana da Silva Barros é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e compõe a coordenação do Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp) e do Ateliê de História Oral. É pesquisadora do Laboratório de Narrativas Urbanas (LaNaUrb/Unifesp) e do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec/Unifesp), além de associada da Associação Brasileira de História Oral. Doutora e mestre em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas (FFLCH), graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e pós-doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), todos da USP. Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de sociologia política e urbana; formação e pensamento social brasileiro; movimentos sociais e participação popular; políticas públicas e direitos sociais.
Serviço
Curso Sertão, sertões: figurações e sentidos do Brasil e seus sujeitos
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 18 de agosto a 22 de setembro de 2025, segundas-feiras das 16h às 19h
Quanto | Gratuito
Vagas | 150 vagas presenciais com certificado
Inscrições | pelo sistema Apolo https://encurtador.com.br/7ebCk (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)