Debate gratuito aborda crítica ao individualismo

Debate gratuito aborda crítica ao individualismo

Na terça-feira, 26 de agosto, às 17h, o Centro MariAntonia recebe o debate Por uma psicanálise não identitária – Carta a um velho terapeuta, com a participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Érico Andrade, e da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Thaís Klein. A mediação será feita por Paulo Bueno e pela professora da USP, Miriam Debieux. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.

A apresentação é inspirada no livro Cartas a um velho terapeuta : a experiência de uma psicanálise não identitária de Érico Andrade e Thais Klein. O debate aborda uma crítica ao individualismo que eclipsou o conceito de sujeito, a dimensão do corpo e as estratégias clínicas que operam em vários territórios e incitam a reinvenção de dispositivos de escuta.

O debate põe em debate questões atuais que perpassam a clínica e a teoria psicanalítica. A psicanálise rompeu os muros dos grupos da elite econômica a que, historicamente, foi confinada e tem sido redimensionada através de outras clínicas, outras formas de subjetivação, outros enquadres terapêuticos.  A extensão dessa presença tem contribuído revisões conceituais e direção do tratamento.

O evento é uma parceria com o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Serviço

Debate Por uma psicanálise não identitária – carta a um velho terapeuta com Érico Andrade e Thaís Klein

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | 26 de agosto de 2025 às 17h

Quanto | Gratuito

Informações | (11) 2648-5202