Na sexta-feira, 8 de agosto, a partir das 16h, o Centro MariAntonia da USP promove a exibição do filme “Ponto de Encontro” de Roberto Baeza, seguida de debate com o diretor e com Paulina Costa, produtora, atriz e roteirista da película. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.
Sinopse
Ponto de Encontro revela o processo íntimo de Alfredo e Paulina, dois cineastas que estão tentando fazer um filme para reconstruir o que seus pais passaram na Villa Grimaldi, um centro de tortura emblemático da ditadura de Pinochet no Chile. Seus pais criaram uma profunda amizade dividindo uma cela lá, mas apenas um sobreviveu, o outro está desaparecido até hoje.
Os cineastas envolvem suas famílias nos ensaios e filmagens com os atores, revelando nos bastidores as consequências dessa história em três gerações: nos pais e mães que sobreviveram; nas contradições dos cineastas quando crianças; e no olhar ingênuo dos mais jovens, que são testemunhas desse exercício de memória familiar, revelando as nuances de uma herança e os traços emocionais do que aconteceu.
Quem são
Roberto Baeza lecionou cinema por 13 anos na Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile, e há 20 anos fundou a Academia de Cine La Toma. Seu trabalho inclui a direção da série Filmografías (2010), um projeto sobre o novo cinema chileno, vencedor do Fundo Audiovisual e transmitido pelo canal 13C, apresentado por Blanca Lewin. Roberto também foi editor do documentário de longa-
metragem Darío en Toma (2014), de JM Oñate; e teve uma longa experiência como assistente de direção em vários filmes, como: Isidora, la película (2012), de Nicolás Superby, Bareta (2013), de Roberto Farías, e Aseo General (2009), de Paulina Costa, entre outros. Ponto de Encontro é seu primeiro documentário de longa-metragem como diretor.
Paulina Costa estudou teatro em Santiago, cinema na Séptima Ars (Espanha) e produção cinematográfica na EICTV, Cuba. Em 2003, fundou a La Toma, uma escola e produtora audiovisual com sede em Santiago do Chile. Seus créditos incluem a direção de Aseo General (2008), vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Viña; Produtor de Perkin (2018) de Roberto Farías, selecionado na Competição de Cinema Chileno no SANFIC 14; Darío en Toma (2014), documentário de JM Oñate; BARETA (2014) de Roberto Farías, Prêmio do Público no CINE B_6; Quiero Entrar (2011), de Roberto Farías, Seleção Oficial do Valdivia Film e ganhou o Prêmio do Público no Festival de Cinema de Antofagasta; Filmografías (2010), uma série de TV sobre diretores de cinema chilenos, dirigida por Roberto Baeza e apresentada por Blanca Lewin.
Serviço
Exibição e debate do filme “Ponto de Encontro” de Roberto Baeza + debate com o diretor e com a produtora, atriz e roteirista Paulina Costa
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando| sexta-feira, 8 de agosto às 16h
Quanto | Grátis
Lotação da sala | 64 lugares
Informações | (11) 2648-5202