Oficina “Nomes do morar: modos de vida dos trabalhadores na América Latina”

Oficina “Nomes do morar: modos de vida dos trabalhadores na América Latina”

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita Nomes do morar: modos de vida dos trabalhadores na América Latina, que será ministrada no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, pela pesquisadores Beatriz Carvalho, Eduardo Verri, Juliana Ramos e Matheus Machado. A oficina é gratuita.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/VYF8nvYm6Z6H6Nyp6

Baseando-se em obras teóricas e metodológicas específicas e em um amplo conjunto documental, a oficina busca apreender a ampla terminologia utilizada no Brasil e nos países latino-americanos para referir-se à habitação das classes trabalhadoras. A reflexão sobre esses modos de morar e seus imaginários se dará em perspectiva histórica, considerando a atuação de agentes latino-americanos em meados do século 20, guiados pelos saberes em arquitetura e planejamento. Os aportes da oficina serão integrados a exposição inédita, a ser inaugurada em novembro no Centro MariAntonia.

Quem são
Beatriz Barsoumian de Carvalho é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa “Entre a casa rural e a favela: o planejamento regional na América Latina a partir do CINVA”.

Eduardo Verri Lopes é doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP-USP), integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa Moradia Incremental e a América Latina: historiografia, crítica, teoria e práxis.

Juliana Silva Ramos é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa Bouwcentrum na América Latina (1958–1982): transmissão de conhecimento, dos ICB aos Centros de Informação.

Matheus Bonini Machado é graduando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU), estagiário do Centro de Preservação Cultural (CPC), ambos da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolveu a pesquisa Interfaces rural-urbano na
América Latina: um olhar para o diálogo CINVA-SUDENE .

 

Serviço

Oficina Nomes do morar: modos de vida dos trabalhadores na América Latina

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | 25 de agosto das 14h às 18h

Quanto | Gratuito

Vagas | 30 vagas presenciais

Inscrições | pelo link – https://forms.gle/VYF8nvYm6Z6H6Nyp6