Reflexões sobre a arte é tema de curso gratuito

Reflexões sobre a arte é tema de curso gratuito

Participantes aprenderão como a indagar o estatuto da imagem no mundo contemporâneo

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 28 de julho o curso gratuito Arte e ironia do século XX ao XXI. Ministrado pelo professor da USP, Marco Gianotti, é dividido em cinco encontros presenciais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Com 20 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://encurtador.com.br/jxSnV até 10 de julho. 

O curso tem o objetivo de refletir sobre a situação atual da arte, além de pretender acentuar como, ao se fazer arte, aprendemos a nos situar criticamente no tempo e a saber indagar o estatuto da imagem no mundo contemporâneo. As aulas realizadas pelos professores e os seminários dos alunos serão fundamentais para se discutir a articulação entre a produção artística, texto e os temas abordados visto que teoria e prática parecem sempre se dissociar  em poéticas visuais. 

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

Segunda-feira, 28 de julho
F for Fake

Terça-feira, 29 de julho
A cor na cidade: posters e cabarets

Quarta-feira, 30 de julho
Monocromos e a emancipação da cor

Quinta-feira, 31 de julho
Robôs e Readymades XI

Sexta-feira, 1º de agosto
Colagens, assemblages, montagens

O ministrante
Marco Giannotti é pintor e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Frequentou o curso de desenho, gravura e metal ministrado por Sérgio Fingermann a partir de 1980. Em seguida, residiu dois anos em Nova York, onde teve um contato direto com a produção contemporânea e com acervos dos museus. No final dos anos oitenta ganhou o prêmio aquisição do Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro e a Bolsa Ivan Serpa, da Fundação Nacional de Arte – Funarte, no Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Sociais na USP, e realizou suas exposições individuais nas principais galerias e museus de São Paulo e Rio de Janeiro. Defendeu seu mestrado em filosofia com a tradução e introdução crítica da Doutrina das Cores, de Goethe (1810). Participou de duas versões da Bienal do Mercosul e do Arte Cidade, e de algumas exposições coletivas internacionais. Por duas vezes, recebeu o prêmio de melhor exposição do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca). É autor de livros, foi professor visitante em diversas universidades pelo mundo, bem como realizou diversas exposições. Em 2021, depois de 15 anos de estudo com o grupo de Estudos Cromáticos da USP, foi organizador do livro Reflexões sobre a cor.

Serviço

Curso Arte e ironia no século XX ao XXI

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 28 de julho a 1º de agosto, segunda a sexta-feira, das 9h às 12h

Quanto | Gratuito

Vagas | 20 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo  https://encurtador.com.br/jxSnV (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)