Mesa-redonda aborda participação da Volks na ditadura

Mesa-redonda aborda participação da Volks na ditadura

Na quinta-feira, 30 de outubro, às 16h, o Centro MariAntonia sedia a mesa-redonda Os Rumos da Justiça de Transição no Brasil: O Caso Volks, em parceria com o Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP), que é um centro de memória operária, que busca contribuir com as lutas por memória, verdade, justiça e reparação no Brasil. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.

O IIEP organizou a representação contra a Volkswagen, protocolada no Ministério Público em 2015 e que levou ao TAC firmado em 2020, de onde, dentre outras coisas, se iniciaram outras 10 investigações sobre empresas cúmplices da ditadura empresarial-militar, às quais se somaram outras quatro investigações. E agora a Volkswagen também foi condenada por trabalho escravo durante a ditadura empresarial-militar, se somando aos necessários e importantes casos de responsabilização empresarial no âmbito da Justiça de Transição no Brasil. 

Confira a programação

16h
Abertura
Representantes da Associação de Ativistas por Reparação (AAPR) e do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP)

16h30
Apresentação do padre Ricardo Rezende Figueira, docente no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ, coordenador do Grupo de Estudos Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, responsável pela coleta de documentos e testemunhos sobre o trabalho escravo na Amazônia.

17h10
Apresentação de Rafael Garcia, procurador no Ministério Público do Trabalho, responsável pela condenação da Volkswagen por trabalho escravo na Fazenda Rio Cristalino.

17h50
Perguntas e debate com o público

18h30
Fechamento

Serviço

Mesa-redonda Os Rumos da Justiça de Transição no Brasil: O Caso Volks

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | Quinta-feira, 30 de outubro, às 16h

Quanto | Gratuito