MariAntonia em casa

Em 2021, continuamos em quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo, mas ansiosos pela vacinação da população brasileira.

Neste período, continuamos a publicar uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Esperamos você ainda com seu vídeo de leitura. Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor!

O que você está lendo agora?

Confira o que produzimos em 2020

Acompanhe nosso conteúdo em 2021

Semana de 21 a 25 de junho de 2021

Exibição e debate do documentário “O vazio que atravessa”, de Fernando Moreira

Na quinta-feira, 24 de junho, às 13 horas, o Centro Maria Antonia exibe a pré-estreia do documentário “O vazio que atravessa”, de Fernando Moreira, seguida de um debate com convidados. O evento é aberto a todos e gratuito.

O filme aborda a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrida em janeiro de 2019, pelo olhar das famílias que perderam seus entes queridos.

Segundo o diretor, “transpassadas pela ganância, duzentas e setenta e duas pessoas foram soterradas pelos rejeitos de minério da companhia Vale em Brumadinho (MG) em 2019. O vazio que agora acompanha os que ficaram jamais será preenchido. Este filme-homenagem é dedicado às vítimas da mineração irresponsável que permanece cobrando seu preço com sangue e devastação”.

No debate, estarão presentes o diretor do filme, Fernando Moreira, o promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, André Sperling (que integra a força-tarefa responsável pelo caso), o professor da USP, Sergio Médici, com atuação em Engenharia de Minas e temas como controle ambiental e gerenciamento de risco, e a jornalista Cristina Serra, autora do livro “Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil”, sobre evento anterior, de 2015, envolvendo a Vale, e ocorrido na cidade de Mariana, em Minas Gerais.

O evento é público e gratuito. Para participar, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=GW5-rBCXwt8.

Indicação de filme “Política: modo de usar” – episódio 2

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia faz indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Indicamos a série documental “Política: modo de usar”, com quatro episódios, produzido pelo Instituto Update.

A cada semana, publicaremos um episódio. O segundo episódio tem como tema a Tecnologia.

O uso da tecnologia na política é irreversível. Cada vez mais os serviços, relações ou mesmo decisões envolverão pelo menos alguma interface virtual. Todos teremos que nos adaptar. Há quem já tenha se antecipado, criando conexões entre o mundo digital e as estruturas tradicionais e há quem esteja utilizando a tecnologia para potencializar a incidência da sociedade.

O uso da tecnologia precisa ser responsável para criar resultados virtuosos para a cidadania e precisa de cuidados para que não gere novas formas de violação de direitos. A tecnologia não pode ser um fetiche. Ela é um meio.

#mariantoniausp #videocamp #filmes #política