Conferências breves, com Fernando Landgraf

Tema: Minhas impressões atrás das grades

A onipresença do ferro na cultura material do século XIX e seus impactos no nascimento da indústria no Brasil.

Responsável: professor Fernando Landgraf da Escola Politénica (EP) da USP

Sobre o palestrante
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1976), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre Docência (2007) em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica (EP) da USP. É professor titular da EP.  Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na relação entre a microestrutura e o comportamento magnético dos materiais de engenharia e no processamento de partículas, por metalurgia do pó e por manufatura aditiva (impressão 3D). Desde 2010 investiga também a história da metalurgia no Brasil, com ênfase na análise microestrutural arqueológica. Trabalhou por 29 anos como pesquisador, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo até 2005. Assumiu a Diretoria de Inovação do instituto (julho 2009 a agosto 2012), e foi diretor presidente do IPT entre 2012 e 2018. Focalizou o Planejamento Estratégico da instituição no aumento da receita associada com inovação.

The event is finished.

05 nov 2019